(31) 3835-8090

(31) 3835-8080

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube

0800  026  8080

INSTITUCIONAL

PROFISSIONAIS DA OBRA

FACILIDADES E SERVIÇOS

SOBRE A LOJA

MATRIZ: Av. das Rosas, 23 - São Pedro

FILIAL: Rua Platina, 236 - Major Lage de Baixo

Itabira - MG

©2019 by Equimacon Materiais de Construção. Proudly created with Wix.com

  • Carol Ribeiro

Umidade - causas e soluções



Umidade é um dos problemas mais comuns na construção. Se não tratada corretamente, pode trazer sérias consequências à estrutura, provocar infiltrações, vazamentos, manchas, estragar móveis, isso sem contar os problemas que pode trazer à saúde de quem frequenta o local, devido à proliferação de fungos e bactérias.


O problema pode ter diversas origens e para combater a umidade correta e definitivamente, é preciso identificar a causa. A boa notícia é que existem diversas soluções, tanto para prevenir, quanto para combater.


Tipos de umidade



É bem comum, a umidade proveniente de infiltração, que afeta o interior da construção pelas paredes. As causas podem ser defeitos no encanamento, isolamento ineficaz ou inexistente em casas adjacentes ou falta de impermeabilização nas áreas úmidas. Também pode afetar o subsolo – com isso, a umidade pode surgir no lado de fora, projetada pelo lençol freático.


A água da chuva também é um vilão para umidade, quando penetra em fissuras da fachada, é a chamada umidade por intempéries. Nesse caso, é preciso verificar se telhado, beirais e calhas foram corretamente projetados, de forma a proteger a fachada da ação intensa da chuva. Além disso, é importante adotar uma impermeabilização adequada, com sistema de pintura flexível e durável. Existem produtos específicos para cada ambiente: uma tinta interna aplicada à um muro, por exemplo, não vai fornecer a mesma proteção que uma tinta própria para ambiente externo.


Outro tipo bem comum, a umidade de condensação: quando o vapor de água do interior de um ambiente, em contato com superfícies frias (paredes, metais e vidros) provoca o aparecimento de gotículas e bolor, o famoso mofo. Isso ocorre pela falta de ventilação, é muito comum em cozinhas e banheiros. Mais uma vez é preciso verificar o projeto, conferir se as esquadrias estão bem projetadas e usar uma tinta de qualidade, que seja mais resistente à água.


Por último, a umidade ascendente por capilaridade. Esse nome estranho serve para identificar a umidade que aparece na parte de baixo das paredes. Nesse caso, o problema surge pela absorção da água presente no solo da fundação, já que as vigas de fundação ficam parcialmente enterradas, mas em contato com a superfície e "puxam" a umidade do solo para as paredes. Esse tipo de problema é comum em sótãos, pisos térreos, garagens e estacionamentos.


Mais uma vez, o ideal é prevenir, utilizando impermeabilizantes no começo da obra. Mas se seu caso é o de remediar, é possível encontrar produtos no mercado que minimizem o problema.



Como tratar a umidade



Em boa parte dos casos, a umidade é consequência de problemas com e planejamento da obra, falta de proteção nas paredes ou desconhecimento sobre a impermeabilização adequada para cada área, além da aplicação incorreta dos produtos.


Se você já tem o problema e precisa solucionar, mas quer evitar o máximo de quebra-quebra, é possível realizar obras de contenção do problema.


Certas tintas são inadequadas para ambientes que apresentam risco de umidade, o ideal é fazer a pintura com produtos mais resistentes à esse tipo de problema.


Paredes que apresentem mofo precisam ser lavadas com água sanitária.


Pode ser preciso remover pintura e massa corrida em superfícies externas, para depois chapiscar e aplicar revestimento impermeabilizante.


Procure um especialista para verificar a situação e indicar a solução correta. Conforme o tipo de umidade, a solução poderá ser bem variável: tinta antimofo para paredes e teto; tintas impermeabilizantes; argamassas especiais de alta aderência e rápida secagem; borrachas de silicone ou de poliuretano para vedação; mantas asfálticas; e impermeabilizantes de diversos tipos.

55 visualizações