• Carol Ribeiro

Organizando a casa antes da reforma


Organizar a casa durante a rotina normal já não é uma tarefa tão fácil, por isso quando o assunto é reforma, a organização se torna ainda mais complicada.


São poucas as famílias que conseguem sair de casa para reformá-la. Normalmente, o que acontece é um período de “sobrevivência” até que tudo fique pronto. Nesse tempo é preciso ter paciência mas, quando se organiza a casa com antecedência fica bem mais fácil superar esse período difícil de obras. Para facilitar essa tarefa, separamos algumas dicas que vão ajudar a passar por esta transformação minimizando ao máximo a sujeira, o risco de objetos quebrados e a bagunça.


PLANEJAMENTO

O primeiro passo é colocar no papel tudo aquilo que foi combinado com quem irá trabalhar na sua obra. Quais cômodos serão reformados e o que será feito em cada um deles, detalhadamente. Tenha certeza que isso faz toda a diferença.


Avalie se será possível viver dentro de casa durante toda a reforma ou se, em uma parte dela, será necessário sair de casa. Exemplo, se você tem um único banheiro e ele será quebrado em um determinado momento, neste caso, já é preciso combinar um lugar para a família se hospedar durante o período.


Antes de começar a reforma, o ideal é retirar todos os objetos de decoração, inclusive quadros de parede e objetos soltos em estantes. Desta maneira, evita-se que eles quebrem ou estraguem. Os itens podem ser embalados ou encaixotados e devem ser colocados em um lugar protegido (alguma parte da casa que não vai sofrer reforma, por exemplo).


É importante organizar tanto logística quanto financeiramente. Para isso é preciso saber, com antecedência, como cada etapa da reforma será feita. Se a obra interditar partes fundamentais da casa, o ideal é que os proprietários saibam onde vão dormir durante o período.


Da mesma maneira, é importante saber em que hora cada material deverá ser comprado, para não investir dinheiro no começo em algo que só será usado no final.


Se você e sua família não podem sair de casa durante a reforma, deixe isso bem claro para quem foi contrato e exija, desde início, o plano de como o processo de obra irá acontecer. Por exemplo, a casa tem 2 quartos e ambos passarão pela reforma, combine de começar o segundo somente quando o primeiro estiver pronto. É um modo de ir trocando de cômodos conforme a reforma acontece. No caso do banheiro, é comum pedir que ele fique sempre em uso durante à noite, mesmo que precariamente, se a família não tiver um lugar para ir.


PISO

Um dos principais cuidados que não devem ser esquecidos na hora da obra é forrar o piso. Tente revestir toda a área que será reformada com plástico resistente ou com papelão (o tipo ondulado, embora seja mais caro, é a melhor opção) - o custo pode valer o investimento.


Para quem pensa em utilizar o jornal, por apresentar um custo mais em conta, saiba ele não é apropriado para forrar o chão, o material rasga muito facilmente e pode soltar uma tinta que mancha o piso.


MÓVEIS E GUARDA-ROUPA

Assim como os eletrodomésticos, a mobília deve ser coberta. Um plástico resistente, pano, cortina ou manta que não se usa mais, pode cobrir os objetos e proteger os móveis de umidade ou respingos.


Geralmente a obra provoca o acúmulo de poeira que poderá entrar no interior do guarda-roupa e sujar tudo lá dentro. Cubra a mobília com um plástico e evite abri-lo com frequência.


Uma boa ideia é, antes da reforma, separar as peças de roupa que mais serão usadas, peças íntimas, roupas de cama e toalhas que serão utilizadas durante a obra e deixá-las mais acessíveis. Você pode levar para outra área da casa ou ainda colocar em uma mala ou caixa de papelão.


COZINHA


Quem inclui a cozinha na reforma, pode ficar com o acesso limitado a esta área por alguns dias. Se for possível, desloque a geladeira, fogão e microondas para outro ambiente, que não esteja participando da reforma. Assim você terá fácil acesso, evita que os eletrodomésticos estraguem por acidente ou estilhaços de obra e principalmente evita o desligamento ou deslocamento constante desses aparelhos pela equipe de obra, durante o trabalho.


Para quem vai ficar em casa durante toda a obra, uma boa opção é programar lanches frios nas refeições, já que o alimento pode ser preparado em outros cantos da casa. Outra sugestão é comprar comida pronta.


MANUTENÇÃO E LIMPEZA

É impossível manter a casa totalmente limpa quando ela está em obras, mas é possível minimizar a sujeira.


Peça à equipe que trabalha na obra para recolher todos os entulhos e ferramentas no final de cada dia. Assim, a área de circulação fica mais livre, os equipamentos não levantam poeira e você tem a real noção da quantidade de material que ainda vai ser usado.


Exemplo: Na fase do rejunte de piso, o correto é abrir um pacote de rejunte e ter um local apropriado para armazená-lo até o produto acabar. Se o pacote ficar aberto e jogado em algum canto você pode perder o material e precisar de um novo pacote, gerando desperdício e perda do produto.


ACOMPANHAMENTO


Se você e sua família vão sair de casa para reforma, fica mais fácil não ter que conviver com a bagunça, mas deixar tudo embalado é muito importante. Coloque tudo que for possível dentro de caixas, como se fosse uma mudança. Pode ter certeza que no início parecerá um grande trabalho guardar tudo para ter que retirar depois, mas é bem melhor do que limpar objetos com sujeira de obra.


E se você deixou a casa por conta da reforma, não deixe tudo na mão do responsável pela obra. Ninguém melhor que o dono da casa para organizá-la! É melhor visitar a obra com regularidade e acompanhar de perto o andamento da reforma. Pode acontecer que um plástico saia do lugar ou que esteja muito sujo e seja melhor trocá-lo. Este olhar crítico do dono, também é importante no decorrer da reforma.

No decorrer da obra, você pode repensar o projeto ao ver parte dele pronto e, de repente, notar que não está resultando no que você imaginou. Neste caso, alterar o plano e corrigir detalhes pode ser melhor do que viver diariamente olhando para um ambiente que não ficou como você gostaria.


Se tiver um tempinho, faça uma pré-faxina do “que não serve mais”. Aproveite a desculpa da reforma para jogar fora ou doar um pouco de coisa que já não está sendo usada. É um bom modo de ter mais espaço e menos coisas para guardar e organizar na casa antes da reforma.


Fontes: Revista Zap Imóveis, Cultura Mix, Vivo seu dinheiro, Fórum da Construção.

36 visualizações

(31) 3835-8090

(31) 3835-8080

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube

0800  026  8080

INSTITUCIONAL

PROFISSIONAIS DA OBRA

FACILIDADES E SERVIÇOS

SOBRE A LOJA

MATRIZ: Av. das Rosas, 23 - São Pedro

FILIAL: Rua Platina, 236 - Major Lage de Baixo

Itabira - MG

©2019 by Equimacon Materiais de Construção. Proudly created with Wix.com