• Carol Ribeiro

Medidas ideais para uma cozinha


Cozinhas são, na maioria das vezes, o coração de uma casa. Ali não apenas se preparam refeições, como também é onde as pessoas se reúnem para um lanche rápido, para conversar, beber ou confraternizar com amigos e familiares.


Pode-se afirmar que a cozinha é um dos ambientes mais especiais da casa e com tantas funções, ela precisa ser confortável. Existem alguns padrões de medidas, indicados para oferecer melhor comodidade a quem usará a cozinha, mas como nada é exato, você poderá definir algumas medidas conforme suas necessidades. A hora de cozinhar ou comer deve ser agradável para garantir o conforto e praticidade do ambiente!


Se você vai construir ou reformar, acompanhe as dicas e acerte no planejamento. Se você tem dúvidas sobre algum cantinho da sua cozinha, confira aqui e talvez você descubra algo que pode ser modificado trazendo mais harmonia e conforto pro seu ambiente.

A altura do balcão com a pia deve variar de acordo com a sua, no entanto, você pode considerar as medidas-base que são: mínimo de 85 cm de altura e 55 cm de largura.


As medidas da pia em si devem ser proporcionais às da pessoa que mais trabalhará nela, mas o ideal é que fique entre 73 e 91 cm.


A distância a ponta do seu balcão e a ponta da pia (olhando de cima), deve ser de 10 cm.


Ao lado da pia, quando possível, deixe um espaço mínimo de 60cm para trabalhar com cortes de alimentos e apoiar os pratos na hora de lavar a louça.


Para armários aéreos, lembre-se de considerar um espaço de aproximadamente 60 cm entre a altura do seu balcão e a base do armário. Caso você deseje que o seu micro-ondas fique em um armário aéreo, considere algo em torno de 7 cm acima do seu ombro para posicioná-lo ou 1,40 cm do chão.

Se você quer uma bancada na cozinha, você deve seguir as medidas conforme o tipo:


Para uma bancada baixa, siga a regra de uma mesa de jantar (aproximadamente 75 cm de altura para se adaptar a pessoas de qualquer altura).


Para uma bancada alta a necessidade varia. Quanto mais baixa a bancada, mais as pernas

necessitam de espaço - por isso será necessário maior afastamento.


Uma bancada baixa tem por volta de 75/78 cm de altura. O assento deve ter, no

mínimo, 28/30 cm a menos de altura – a maioria das cadeiras tem por volta de 45 cm de

altura do piso ao assento.


Uma bancada alta, deve ter no máximo 110 cm. Neste caso o assento deve ter altura tal

que haja um vão de no mínimo 25 cm para o corpo (como mostrado no desenho acima). E

não se esqueça que deve haver um recuo na parte inferior da bancada (mínimo de 25 cm)

para as pernas.


A luz acima da bancada deve ficar a uma distância entre 80 e 90 cm.

Se você optar por um banco longo é importante ter uma inclinação no encosto. Pode parecer estranho vendo a foto e talvez nem seja necessário uma inclinação de 12 graus, mas ter um ângulo, mesmo que leve, faz muita diferença no conforto. Outro detalhe importante é que as alturas dos assentos do banco e das cadeiras sejam os mesmos, senão fica estranho e quando houver pessoas sentadas frente à frente, alguém vai se sentir desconfortável.


Cozinha em ilha também requer muita atenção e cuidado. Se o seu espaço não for adequado, o sonho pode ser tornar pesadelo. É preciso garantir que haverá espaço suficiente para circulação, sem aperto.


Enquanto o tipo de cozinha-corredor (o tipo com bancada apenas de um lado) precisa de o mínimo de 80 cm de área livre, o tipo de cozinha-ilha precisa de pelo menos 100 cm e caso haja mais de uma pessoa na preparação, o ideal é ter 120 cm.

É importante lembrar que cada eletrodoméstico precisa de um espaço livre nas laterais e no fundo. Esta especificação vem no manual de instruções.


Apesar de existirem as medidas recomendadas, não esqueça de considerar as características físicas do usuário da cozinha, estas medidas devem ser analisadas e adaptadas a ele. Existem muitos outros pontos de atenção para esse ambiente. Planeje bem e com calma para ter uma cozinha bonita, mas que também seja eficiente e funcional.


Fontes: Casa Abril, Casas e Planos, Minha casa minha cara, Casa e Construção, Simples Decoração.

514 visualizações

(31) 3835-8090

(31) 3835-8080

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube

0800  026  8080

INSTITUCIONAL

PROFISSIONAIS DA OBRA

FACILIDADES E SERVIÇOS

SOBRE A LOJA

MATRIZ: Av. das Rosas, 23 - São Pedro

FILIAL: Rua Platina, 236 - Major Lage de Baixo

Itabira - MG

©2019 by Equimacon Materiais de Construção. Proudly created with Wix.com