• Carol Ribeiro

Economize água - o planeta agradece



Com a chegada das chuvas muita gente se acomoda e volta a gastar água sem consciência. O fato é que os períodos de estiagem servem para nos mostrar que em diversas situações, fazemos mau uso da água e desperdiçamos este bem precioso que é tão essencial à vida.


- Para quem já aprendeu a lição, vamos reforçar algumas pequenas mudanças no hábito diário que fazem toda a diferença.

- Para quem ainda não se acostumou às mudanças necessárias, que tal repensar seus conceitos e analisar se vale a pena aderir a algum novo hábito para contribuir com a saúde do planeta?


Se todos fizerem uma pequena parte, através de atitudes simples no dia-a-dia, o resultado pode ser surpreendente. Lembre-se, os período de seca podem voltar!!!


Vazamentos


Uma torneira pingando, gasta 46 litros por dia, isto significa 1380 litros por mês. Um buraco de 2mm no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d'água de 1000 litros. Não ignore vazamentos: por menores que pareçam, eles podem resultar num grande desperdício de água.




Não lave o carro com mangueira


Muita gente gasta até 30 minutos ao lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros.


Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, reduza as lavagens durante a estiagem (época do ano em que chove menos). Lavando o carro com balde o consumo é de apenas 40 litros, em média.


Mude o sistema de descarga do banheiro


Quando acionada, a válvula de descarga despeja entre 10 e 30 litros de água, já a caixa acoplada consome de 4 e 24 litros. Para novas instalações no banheiro, faça opção pelos modelos Ecoflush (descarga ecológica) - com duas opções para liberação do volume de água.


Não limpe a calçada com esguicho


Novamente a mangueira é o vilão da economia de água. Um esguicho libera quase 280 litros de água em 15 minutos. Se você não possui um sistema de captação e reaproveitamento de água, tente efetuar a limpeza com vassoura ao invés de utilizar água.


Banho


Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água numa casa ou 243 litros no apartamento. Se fechamos o registro, pelo menos ao se ensaboar ou se conseguir reduzir o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros em casa ou 81 litros no apartamento.


Fazendo a barba


Ao fazer a barba em 5 minutos, com a torneira meio aberta, pode-se chegar a gastar até 12 litros de água (casa) ou 80 litros (apartamento).


Muita água pode ser economizada colocando um tampão na pia e fazendo do lavatório uma espécie de bacia. Assim o gasto de água para fazer a barba cai para 2 litros, ou seja, somente 1/6 da quantidade gasta com torneira aberta.


Escovando os dentes


Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água (casa) ou 80 litros (apartamento). No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes, e ainda, se conseguir enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água (casa) ou 79 litros (apartamento). Multiplique pelo número de pessoas na casa e, sem seguida, por 30 dias, e verá o volume de economia gerado.


Lavar o rosto




Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar.





Medidas práticas para reduzir o consumo na cozinha


Lavando a louça com a torneira da pia meio aberta durante 15 minutos, gastam-se 117 litros de água (casa) ou 243 litros (apartamento). Com essas medidas, você pode reduzir o consumo:


1. Limpe os restos dos pratos e panelas e jogue no lixo antes de iniciar a lavagem.

2. Coloque água na cuba até a metade para ensaboar. Enquanto ensaboa, feche a torneira.

3. Coloque água novamente para enxaguar.


Lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres (para 6 pessoas), gasta 40 litros (casa e apartamento). Por isso, o ideal é utilizá-la somente quando estiver cheia e não com poucos utensílios.


Lavando a roupa


Lavar roupa numa lavadora com capacidade para 5 quilos, gasta 135 litros (casa e apartamento). Melhor seria ter o mesmo procedimento que com a lavadora de louças: só usar a máquina quando estiver com sua capacidade total.


Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros (casa e apartamento). Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada. Depois, colocar a água para enxaguar. E que tal utilizar a água usada do tanque para lavar o quintal?


Piscina


Se você tem uma piscina de tamanho médio exposta ao sol e à ação do vento, você perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês só pela evaporação. Com uma cobertura (material plástico, deck ou vidro), a perda reduz significativamente - além de minimizar a necessidade de trocas frequentes da água por partículas e sujeira.


Jardim


Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira.


Para economizar, faça a rega durante o verão no começo da manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã.


Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia!


Adotando essas e outras medidas que você já conhece, você fará bem ao seu bolso e ao meio ambiente. Agora é só colocar em prática e divulgar para seus amigos. O planeta agradece!



FONTES: Portal do Professor, Sua Pesquisa, Manaus Ambiental, Facilitador cultural projovem, Planeta Sustentável

0 visualização

(31) 3835-8090

(31) 3835-8080

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube

0800  026  8080

INSTITUCIONAL

PROFISSIONAIS DA OBRA

FACILIDADES E SERVIÇOS

SOBRE A LOJA

MATRIZ: Av. das Rosas, 23 - São Pedro

FILIAL: Rua Platina, 236 - Major Lage de Baixo

Itabira - MG

©2019 by Equimacon Materiais de Construção. Proudly created with Wix.com