• equimacon

Construa uma casa mais fresca no verão

Atualizado: 14 de Fev de 2019


Na hora de elaborar o projeto para a construção de uma residência, é interessante verificar algumas características. Existem construções que acumulam muito calor e isso é um erro mais comum do que se imagina. Para dar uma mãozinha, reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar na hora de elaborar o projeto.


FIQUE ATENTO À POSIÇÃO DA CASA NO TERRENO - Evite construções grudadas no muro do vizinho. Se não tiver vizinhos, poderá ter um dia. Tente encaixar o projeto favorecendo a ventilação no imóvel.


PISOS FRIOS TRAZEM SENSAÇÃO DE REFRESCÂNCIA – Porcelanatos, cerâmicas e pedras são bem vindos quando o verão é muito quente, mas o inverno não é extremamente rigoroso.


OBSERVE A POSIÇÃO DO SOL - Geralmente para quem habita o hemisfério sul, a face norte é a que recebe a maior parte da insolação diária; a face leste recebe o sol da manhã; a oeste recebe o sol da tarde e a sul recebe menos raios solares.


O ideal é os quartos estejam voltados para o leste. Isso favorece o sol da manhã, além de evitar o superaquecimento à tarde. Já para a orientação oeste, concentre os cômodos de baixa ou média permanência, como área de serviço, depósitos e garagem.


Mas não basta somente avaliar a posição do terreno diante do sol. O bom projetista analisa também a posição das árvores, prédios e outras edificações que podem contribuir com o sombreamento do terreno.


PAREDES QUENTES, ESQUENTAM O AMBIENTE – se a parede recebe um sol castigante ao longo do dia, isso interfere diretamente na temperatura do ambiente. Tente proteger as paredes da incidência do sol: árvores, plantas, varandas, beirais de telhado ou cobogós podem contribuir no controle da temperatura. Cuidado com varandas e tetos baixos, pois podem prejudicar a ventilação e diminuir a luminosidade natural.


MENOS PAREDES = MAIS VENTILAÇÃO. Considere a possibilidade de adotar ambientes integrados: sala de estar, jantar e cozinha podem ser interligados de forma espetacular, criando amplitude e favorecendo a ventilação. Cuidado com o calor gerado pela cozinha, uma boa coifa pode ser a solução.


ATENÇÃO ÀS JANELAS - O segredo é: o vento só entra se ele puder sair! Observe: geralmente existe um “vento” que predomina no seu terreno em uma direção, chamado de ventilação dominante. É importante saber qual é essa direção para posicionar as portas ou janelas e sentido, criando uma ventilação cruzada. Janelas, do tipo “máximo ar”, podem fazer uma enorme diferença.


ALTURA DO PÉ DIREITO – o ar quente sobe porque é mais “leve” que o ar frio. Por isso, quanto maior o pé direito, mais fresco é o ambiente: já que o ar quente tem espaço suficiente para subir, deixando o ar mais fresco na parte de baixo. Se puder instalar aberturas na parte superior, para a saída do ar quente, isso tornará o ambiente ainda mais confortável. Em regiões muito frias, o teto baixo é recomendado justamente por manter o ambiente aquecido.


CONSIDERE O CLIMA DA REGIÃO – tudo que citamos aqui é relativo. As melhores características de uma construção variam de acordo com a região e o clima predominante.


Então na hora de projetar uma construção para abrigar você e sua família, fique ligado nestas dicas e, na dúvida, procure um especialista. Os profissionais da área sabem dar a devida atenção a cada detalhe, pensando em segurança e conforto.


Por mais que algumas pessoas considerem a contratação de um arquiteto ou engenheiro como um serviço “caro”, nunca são tão onerosos quanto os problemas que podem derivar de uma construção mal projetada.


Uma análise ou projeto mal feitos, podem gerar altos custos e um resultado nada satisfatório. No fim das contas o que parecia um gasto se torna um investimento, pois além de ter um patrimônio bem construído, você fica tranquilo.


Uma casa bem arquitetada é mais confortável, de maior durabilidade e segurança, economiza em manutenção e até com energia (reduzindo o uso de ventiladores, ar condicionados ou aquecedores) e, o mais importante, vai abrigar você e sua família nos momentos de lazer e descanso.

Fontes: Simples Decoração, 44 arquitetura, Viva Decora.


#projetointeligente #dicadeobra #casaclimatizada #projeto #arquitetura #sustentabilidade

0 visualização

(31) 3835-8090

(31) 3835-8080

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube

0800  026  8080

INSTITUCIONAL

PROFISSIONAIS DA OBRA

FACILIDADES E SERVIÇOS

SOBRE A LOJA

MATRIZ: Av. das Rosas, 23 - São Pedro

FILIAL: Rua Platina, 236 - Major Lage de Baixo

Itabira - MG

©2019 by Equimacon Materiais de Construção. Proudly created with Wix.com