• equimacon

Como preparar uma caixa de ferramentas básica

Quando se trata de fazer um pequeno conserto em casa, planejar uma modificação ou reforma simples, ter um caixa de ferramentas é fundamental.


Há pequenas ferramentas que podem se revelar muito úteis. Dependendo da situação, uma boa caixa de ferramentas pode comparar-se a um kit de primeiros socorros, pois pode “salvar” algumas situações domésticas, embora na maioria das vezes só sentimos a sua necessidade quando acontece um imprevisto e realmente precisamos de alguma ferramenta com urgência.

Vejamos então uma lista possível:


Fita métrica ou Trena


É um instrumento essencial para ter em casa sempre que precisar fazer remodelações, medir ambientes, mobília ou eletrodomésticos. Útil para pequenos reparos do dia-a-dia. Você pode precisar medir um espaço determinado para instalar algum produto, assentar piso, medir um pedaço de madeira, fio ou uma janela. São inúmeras possibilidades e não dá para correr o risco de confiar no “olhômetro”.


Alicate universal

Possivelmente uma das ferramentas mais versáteis no dia-a-dia. É o tipo de alicate mais completo, fornecendo a possibilidade de aperto e de corte. Um bom alicate universal tem cabo com isolamento elétrico, gume de corte resistente e garra firme. Na hora de puxar, prender, enrolar, segurar, torcer e cortar, ele cumpre bem o seu papel.


Entretanto, dependendo do tipo de necessidade que você tem em casa, pode ser necessário algumas variações desse alicate como o alicate de corte, um desencapador de fios, um crimpador, e vários outros primos da família dos alicates.


Martelo

Embora seja cada vez maior a utilização dos parafusos ao invés de pregos na parede. O martelo é muito importante para remover ou reinserir pregos em alguma estrutura. Esta é a razão pela qual é sempre indicado ter um martelo com unha, que serve tanto para arrancar quanto para, literalmente, martelar.


Nível de bolha de ar


Quando é necessário alinhar 2 ou mais furos, parafusos, fixadores adesivados ou outros acessórios, a precisão das ferramentas torna-se uma grande aliada. O Nível é útil para verificar a horizontalidade quando se coloca uma nova prateleira, um quadro ou um aplique, colocação de móveis, eletrodomésticos, louças sanitárias e uma infinidade de aplicações. É possível fazê-lo só com esquadro e trena, mas o nível facilita o traçado e a verificação.


Alguns profissionais da fixação podem preferir a comodidade de um nível traçador a laser, mas a maioria resolve bem o problema usando um nível tradicional, de bolha, acompanhado de acessórios que dependem da situação: um fio de prumo, um esquadro, uma trena ou um lápis de carpinteiro.


Chaves de fendas, ponta chata e Philips (ou estrela)



As chaves são utilizadas em reparos na canalização, ajuste em parafusos e porcas. Existem modelos reguláveis que se podem ajustar a diversos tamanhos e existem chaves de tamanho único, que normalmente se podem adquirir em conjuntos. Recomenda-se adquirir pelo menos três tamanhos de cada uma destas chaves.


Furadeira



Embora atualmente existam várias alternativas de fixação de objetos sem furação, em alguns casos a furadeira ainda é a ferramenta necessária para resolver algum problema. Para utilização simples, basta um modelo doméstico comum, com fio, de impacto, com duas velocidades, e um pequeno conjunto de brocas para concreto, madeira e metal; outro acessório indispensável é uma extensão elétrica de boa capacidade, bem isolada, sem emendas.


Lanterna


Não serve apenas para quando “falta a luz”, muitas vezes há locais menos iluminados que necessitam alguma manutenção. Além disso, certos reparos exigem que se desligue a corrente eléctrica da casa, portanto, esta ferramenta é essencial.


Desengripante


O spray lubrificante pode afrouxar encaixes colados, limpar ferramentas e remover sujeira e resíduos de pneus de carro e bicicleta. Também é forte o suficiente para limpar prata, desemaranhar joias e até mesmo remover os resíduos de fita isolante.


Demais acessórios



Além das ferramentas, existem itens acessórios que são indispensáveis como: estojo (com fusíveis, pregos, parafusos, buchas, porcas e arruelas de tamanhos variados), abraçadeiras, lápis de carpinteiro, fita isolante, fita de vedação, silver tape, conectores, cabos, chave de teste (testador de corrente), etc.


E já que a ideia é se precaver, não custa adicionar à sua lista: antisséptico, esparadrapo, gaze e band-aid, em um recipiente separado e hermético - afinal, por mais habilidoso que você seja, acidentes podem acontecer! Prevenir é sempre o melhor remédio.

0 visualização

(31) 3835-8090

(31) 3835-8080

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube

0800  026  8080

INSTITUCIONAL

PROFISSIONAIS DA OBRA

FACILIDADES E SERVIÇOS

SOBRE A LOJA

MATRIZ: Av. das Rosas, 23 - São Pedro

FILIAL: Rua Platina, 236 - Major Lage de Baixo

Itabira - MG

©2019 by Equimacon Materiais de Construção. Proudly created with Wix.com