CAMINHO NOVO: (31) 3835-8080
  CENTRO: (31) 3835-8090
 
 
 
 
Promoção 100 anos ROCA
 






Como proteger sua casa do mofo


SAIBA COMO PROTEGER SUA CASA DO MOFO

 

O mofo, também conhecido como boloré um fungo microscópico que se reproduz por meio de partículas vivas, chamadas de esporos, que flutuam no ar. Nos ambientes úmidos, os esporos se reproduzem formando colônias de fungos. A condição essencial para o desenvolvimento de fungos é a alta umidade relativa do ar nos ambientes.

Essa umidade que geralmente surge dentro de armários, em quartos, salas e até no lado externo da casa pode ser resultado de duas situações distintas: uma das possibilidades é a umidade sendo transferida pela parede (frequentemente divisa entre banheiro e outro cômodo), a segunda opção - e a mais comum - é a umidade que vem do solo abaixo da construção.

                              

 

COMO TRATAR E PREVENIR:


Primeiramente, use proteção para os olhos, mãos e vias respiratórias para evitar contato com os esporos liberados pelos fungos, que podem causar reações alérgicas. Deixe janelas abertas e, se possível, use um ventilador.

Para realizar o tratamento adequado é preciso descobrir a causa do mofo. Repintar as paredes sem antes saber o motivo do surgimento só vai ocasionar perda de tempo e material.

Se a razão for infiltração, procure um profissional especializado para ajudá-lo a resolver o problema.

Se a infiltração não for corretamente resolvida, a limpeza do local não eliminará o problema e o mofo retornará. Além disso, tentar disfarçar a infiltração sem o reparo correto poderá trazer sérios problemas futuros, inclusive comprometendo a estrutura da sua obra.

 

LIMPEZA E REMOÇÃO:

Caso seja recente, possivelmente o mofo será eliminado somente com a limpeza adequada do local. Analise se as manchas saem com facilidade, através da limpeza.

Se o mofo estiver na parede, esfregue o local com um pano úmido e uma mistura de água e vinagre em quantidades iguais (ou água com água sanitária, também em quantidades iguais), com isso você combate diretamente o fungo.

Se o mofo aparece em azulejos, passe um pano molhado com água e cloro (proporção de 10 medidas de água para 1 medida de cloro) e espere 5 minutos, em seguida, enxágue.

 

 

CUIDADOS DIÁRIOS PARA EVITAR SURGIMENTO:
 

- Evite o uso de tapetes, cortinas e carpetes em locais de grande umidade. Eles contribuem com o surgimento do mofo, pois reduzem a circulação do ar dentro de casa.

- Para móveis próximos de paredes, respeite uma distância de 5cm entre o móvel e a parede - o contato muito próximo não favorece a circulação do ar.

- Se você utiliza móveis embutidos, verifique se a empresa de montagem da peça, prevê a instalação de placas de isopor nas paredes, se não houver, deixe uma certa distância entre a parede e o móvel.

- Deixe a luz do sol entrar nos ambientes de sua casa!

- Abra janelas e portas onde existe corrente de ar para favorecer a ventilação, principalmente nos cômodos que apresentam umidade, como banheiro e cozinha.

 


OUTRAS ALTERNATIVAS:

Pintura: Ao planejar a reforma, considere a possibilidade de utilizar pintura antimofo. Leia as instruções do fabricante para usar o produto adequado ao seu tipo de parede.

Reparos: Conserte vazamentos assim que forem descobertos para evitar que a umidade se infiltre em cavidades ou abaixo do piso.

Guarda Roupa: Coloque sachês de tecido em tule cheios de giz branco ou bolinhas de cedro. Quando o cedro estiver úmido, exponha ao sol para reutilizar e se o giz estiver úmido, deve ser trocado. A cada 6 meses retire roupas de cama e casacos do guarda-roupa e exponha ao sol.

Roupas: tecidos manchados podem ser recuperados deixando a peça de molho em um balde com água e sal por algumas horas. Depois é só esfregar e lavar normalmente.

Ar Condicionado: Utilize o ar condicionado na função “desumidificar” por algumas horas - grande parte dos aparelhos possui essa função. O equipamento vai tirar a umidade e ajudar no combate ao mofo. Indicado para ser feito em dias quentes e chuvosos.

Decoração: Quando o assunto é mofo, pisos com revestimento e persianas são mais indicados do que carpetes e cortinas pesadas. O ambiente fica menos abafado e, portanto, menos úmido.

Armários: Utilize o bicarbonato de sódio para ajudar no controle da umidade. Preencha um potinho até na metade com o pó e coloque num lugar preservado para evitar acidentes. Quando o pó formar pequenas bolinhas, é hora de substituir.

Roupas: Nunca guarde imediatamente uma peça de roupa que você acabou de usar. O corpo transpira ao longo do dia, portanto, a peça não está completamente seca. Deixe em local arejado por um tempinho e guarde em seguida.

Tem algum assunto que você gostaria de ver no nosso site? Faça sua sugestão pelo e-mail equimacon@equimacon.com.br

 

FONTE: Como pintar, Eu uso a cuca, M de Mulher, Decor Assentos, Comello, Ciplak, Liselongoblog, Hagah, Papo de Homem, Oito Passos, Dicas de Mulher.

 

 




HOME

EMPRESA

História
Missão
Onde Estamos
Trabalhe Conosco


SERVIÇOS

Auto – Serviço
Entrega rápida
Estacionamento
Pagamento facilitado
Estoque
Central de Tintas


PRODUTOS

Construção
Acabamentos


NOTÍCIAS

ORÇAMENTO

CONTATO

Fale Conosco
Política de Troca

 

CAMINHO NOVO
  Rua Platina, 236 A, Caminho Novo Itabira/MG - (31) 3835-8080

CENTRO
  Av. Das Rosas, 23 A, Centro
Itabira/MG - (31) 3835-8090
Acessar webmail

Equimacon 2016 - Todos os Direitos Reservados.